segunda-feira, 1 de março de 2010

Terremoto no Chile (27) e sua repercussão no mundo



Um alerta de tsunami foi emitido no Japão, advertindo para a possibilidade de ondas de 3 metros ou mais em sua costa norte no Oceano Pacífico. Dez mil moradores do litoral receberam ordem para se deslocarem para locais mais altos, fora do alcance de eventuais ondas.
Yasuo Sekita, um representante da agência meteorológica japonesa, disse que o país deve se preparar para uma onda "muito grande". "Pode ser muito perigoso. Por isso, aconselho a todos que evitem as praias", avisou o representante.
Na Rússia, o alerta de tsunami levou ao deslocamento dos habitantes do litoral da península de Kamtchatka e das Ilhas Sakhalinas. A informações são da agência RIA Novosty, que cita fontes oficiais. São esperadas ondas de até dois metros.


O tsunami no Pacífico é uma conseqüência do terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27).
Na Nova Zelândia, as ondas chegaram no domingo (horário local). A exemplo do Havaí, atingido apenas marginalmente, não houve informação sobre danos.


O Chile foi atingido por um terremoto de magnitude 8,8, que matou ao menos 300 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.
Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.
Além dos mortos durante o terremoto, o número de vítimas aumenta devido aos tremores secundários. Já foram mais de 50 com magnitude superior a 5 graus registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.


Um comentário: