domingo, 14 de fevereiro de 2010

Valentine's Day ou Dia dos Namorados


Alguém aqui conhece a história dessa data? Entãão aqui vai pra vocês:

O Valentine's Day é uma homenagem a São Valentim. São Valentim foi um padre que viveu no tempo do império romano, durante a perseguição dos cristãos.
Segundo a lenda, o imperador Cláudius II se convenceu de que seus soldados seriam mais corajosos se não se casassem e não tivessem família. Ele, então, casava os jovens secretamente (além de ter se casado também) padre safadinho. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão ! Antes de partir, Valentim a escreveu uma mensagem de adeus, na qual assinava como "De seu Valentim".


Por ter sido considerado um mártir pela Igreja Católica, todos os anos, na data de sua execução (14/02), os jovens apaixonados trocavam cartões com mensagens de amor geralmente enfeitadas e decoradas com pássaros e flores. Hoje em dia os cartões já vem prontos nas lojinhas e nos apegamos à idéia de troca de presentes simbólicos cheios de coraçõesinhos e todas aquelas coisinhas fofinhas e melosinhas.

No Brasil é comemorado dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas apesar disso, tudo começou com uma campanha realizada pelo publicitário João Dória, que trouxe a idéia do exterior e apresentou aos comerciantes e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês.

No Japão o costume é que neste dia as mulheres presenteiem os seus amados ou pretendente com caixas de chocolates. Embora a data represente uma oportunidade pra elas se declararem, nos últimos anos, comprar chocolate para os amigos é um costume que vem crescendo entre a população feminina. Muitos acreditam que é um jogo comercial, já que nessa época as vendas crescem bastante.

Aiai gente u.u Enfim meninas, DEEM os chocolates e TORÇAM para que eles te devolvam dia 14 de Março.

Hein hein meninos :D dia 14 DE MARÇO ! decorem. u_u

Um comentário: