sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Homem: Animal racional

O homem é o único animal racional do planeta, que se comunica através da fala, estabelecida como uma linguagem de códigos sonoros que designam os mais diversos significados. Tudo isso auxiliou o homem a construir a civilização em que estamos vivendo.

Mas, por outro lado, o homem tem sido o mais irracional dos animais, uma vez que nenhum outro mata por um motivo que não seja alimentação ou legítima defesa.

A civilização humana está deixando o nosso planeta doente, cheio de feridas, como a destruição da camada de ozônio, chuva ácida, poluição marinha ameaçando as praias, destruição de espécies vivas, e assim por diante.

Cada dia que passa, As desigualdades sociais aumentam, assim como a fome, a miséria, a violência não-física e física contra as pessoas entre si, e etc... Descobrimos e inventamos milhões de coisas boas, que ao passar do tempo, foram sendo utilizadas para fazer o mal ao nosso planeta, ou melhor, a nós mesmos. Isso é ser Racional???

Todos temem que o mundo acabe, seja com ondas gigantes, terremotos, furacões, meteoros... Mas, ainda mais rápido que os fenômenos da natureza, virão nós “Racionais” com nossas armas nucleares, disputando o poder de um mundo que acabará morto, assim como muitas pessoas que morreram tentando trazer a igualdade e a paz mundial.


“Já corremos todo tipo de risco fazendo guerras. Não é hora de arriscarmos também para conseguir a paz?”


Um comentário: